A rede estadual de educação de Goiás foi reconhecida como a melhor do país no Ensino Médio durante a primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O estado recebeu quatro premiações. Entre os destaques estão o Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca, de Formosa, classificado entre as escolas com melhores resultados do Ensino Médio no Centro-Oeste, e os estudantes Lui Vinícius Alves de Abreu e Tawany Costa Santos, premiados pelas melhores redações do Enem na região.
Criado em 2025 pelo Ministério da Educação, o prêmio reconhece ações bem-sucedidas de redes e escolas públicas, incentivando a melhoria da qualidade do ensino, a permanência dos alunos e a promoção da equidade e inclusão. A premiação inclui troféu e R$ 500 mil em recursos.
A secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, representou o governador Ronaldo Caiado na cerimônia e afirmou que o resultado é fruto de investimentos e políticas voltadas para a aprendizagem. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a premiação busca estimular a troca de boas práticas entre redes e escolas.
Sete municípios goianos também foram premiados: Damolândia, Goianésia, Santa Bárbara de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, Rio Verde, Goiandira e Itumbiara. Entre as categorias contempladas estão educação infantil, alfabetização, anos iniciais e finais do ensino fundamental e educação em tempo integral.
Esta é a segunda premiação recebida pela rede estadual goiana em 2025. Em fevereiro, o estado foi agraciado com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, pelas ações do programa AlfaMais Goiás, desenvolvido em cooperação com os 246 municípios.