Um bezerro nasceu com seis patas em Campos Belos, no nordeste de Goiás. O membro extra se desenvolveu nas costas do animal, mas não apresentou risco significativo à sua vida. Um médico veterinário foi acionado e realizou a remoção dos membros adicionais.
Até o momento, o bezerro está se recuperando bem da cirurgia e deve se desenvolver normalmente, assim como os outros da sua espécie.
O professor de veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), Paulo José Bastos Queiroz, esclarece que o bezerro apresenta uma condição chamada polimelia, que é uma malformação congênita caracterizada pelo número excessivo de membros.
Casos de polimelia são considerados raros, embora já tenham sido registrados em diversas partes do Brasil e do mundo. Em 2021, por exemplo, uma bezerra com seis patas e duas cinturas nasceu no interior do Rio de Janeiro e foi encaminhada ao hospital veterinário do Centro Universitário de Valença (UNIFAA) para acompanhamento especializado.
- Emater Goiás encerra 16ª edição do Agro é Social em Campos Belos e Simolândia-GO
- Projeto EcoFire Cerrado, do IF Goiano de Campos Belos-GO, aposta em tecnologia para prevenir incêndios florestais no Nordeste Goiano
- Aniversário do Senador Wilder Morais reúne prefeitos do Nordeste Goiano e fortalece alianças políticas
As causas da polimelia ainda não são totalmente compreendidas, mas podem estar ligadas a fatores genéticos ou ambientais.
Alguns estudos indicam que a consanguinidade entre os animais pode aumentar a probabilidade de ocorrências dessa natureza.
O bezerro de Campos Belos está se recuperando bem e deve levar uma vida normal. A polimelia, quando o membro extra não interfere na movimentação, geralmente não causa problemas de saúde. O professor explica que a condição pode resultar de mutações genéticas ou do desenvolvimento inadequado de siameses durante a gestação, possivelmente associadas a doenças ou deficiências nutricionais que afetam o desenvolvimento dos fetos.